top of page

República da Índia

 Com a primeira eleição democrática com base na franquia universal de adultos realizada em 1952, a Índia se mostra  progressiva em seu processo democrático, sendo no atual cenário mundial, o maior país democrático do mundo. Assim, características marcantes da democracia da Índia são a liberdade de expressão e eleições livres e justas, refletindo na diversidade étnica, cultural e religiosa do país.
 Com conquista notórias depois da adoção da democracia, o país apresenta rápido crescimento social e econômico. Desde a adoção da respectiva, o país já enfrentou ameaças separatistas, reorganizando as forças armadas divididas. Porém, a Índia ainda passa por grandes disparidades sociais, na qual o sistema democrático deixa a desejar, pois em tese afirmam a pluralidade, mas na prática, exclui parcelas populacionais do desenvolvimento socioeconômico.
 No que toca ao desenvolvimento humanitário do país, este é prejudicado por fatores como o de 39% das crianças indianas terem o crescimento retardado pela má nutrição, de acordo com números do governo, e a adoção cultural de mulheres comerem por último nos lares indianos, trazendo consequências como as grávidas indianas que estão abaixo do peso antes da gravidez e durante a gravidez ganham apenas metade do peso recomendado. Acrescenta-se a essa problemática o fato de que cerca de metade dos indianos defecarem sem o uso de sanitários ou qualquer tipo de higienização básica. Por isso, apesar da grande crescente econômica, os direitos humanos não estão em exercício pleno na maior democracia mundial .

bottom of page